segunda-feira, outubro 13, 2008

A maior emoção


Ganesh, o Deus meio homem meio elefante***

Ela tem tatoo até na perna.

No  braço ela tem.

Céus! É tão bom que piercing ela deve ter também.

Deve ser um sonho fazer cafuné em seus cabelos.

Na nuca nem vou falar.

Só de pensar arrepiar.

 

Japão, China, Argentina, Paris...

Rosto , seus traços, de tanto imaginar.

Viajei em emoções.

Emocionei-me em viagens.   

Ela  que foi a maior emoção do “meu” Festival.

Gostaria de saber dançar, só para uma dança convidar.

Foi a maior emoção do "meu" Festival. 



***É um dos deuses mais populares da mitologia hindu, é uma emanação dePârvatî (esposa de Xiva e a divindade feminina que personifica  a energia, o poder de Xiva, sendo igualmente o exemplo mais típico de metamorfoses da mitologia hindu).

Ganesh (ou Ganeça em português), é pequeno e atarracado, tem quatro braços, o aguilhão para conduzir os elefantes, o rosário e a tigela de esmolas, é muito comilão e guloso. O "Deus com cabeça de Elefante" é também protector dos letrados e o deus da inteligência (já que, entre outros factores, reúne o homem e o elefante, as duas criaturas mais inteligentes, segundo dados da mitologia hindu). Apesar de inteligente, Ganesh não é elitista, sempre foi muito popular, de temperamento calmo e de um extraordinário bom senso, proporciona êxito e riqueza. Teve duas esposas, Budhi e Sidhi.

Há um aspecto curioso sobre Ganesh, este é representado com um só dente, para o que existem diversas versões explicativas. Uma delas  refere que Ganesh arrancou uma de suas presas para com ela escrever o extraordinário Mahabharata à medida que Vyasa ia declamando. Mahabharata é o grande épico hindu e o mais longo épico do mundo,  ditado por Krishna-Dwaipayana Vyasa, o seu compilador. Supõe-se que terá sido escrito no séc VIII a.C.

Nenhum comentário: